domingo, 28 de setembro de 2008

SOLETRANDO...

Confirmada Inscrição

Encontra-se publicado no site www. globo.com/caldeirãodohuck/soletrando, a relação dos alunos que participarão da seletiva estadual do programa SOLETRANDO, apresentado pelo Luciano Huck, TV globo. A Escola Argentina Castello Branco, mais uma vez estará participando desta disputa, desta feita, representada pelo aluno João Paulo Malaquias. Confiamos no João Paulo, e juntos faremos uma enorme corrente desejando-lhe muito sucesso.

Confira abaixo as cidades, escola e respectivos nomes dos alunos que estarão na disputa do 100 mil reais pela seletiva de Pernambuco, rumo disputa nacional no Rio de Janeiro.

LISTA DOS ALUNOS PARA O SOLETRANDO 2009 DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CIDADE ESCOLA

NOME ESCOLA

NOME ALUNO

Abreu E Lima

Pastor Amaro De Sena

Anakelly Luiz De Santana

Bezerros

Escola Professora Maria Ana

Hamilton Jonas De Morais

Cabo De Stº Agostinho

Escola Municipal Dr. Joao Lopes

Adeli Rosalina Da Costa

Igarassu

Antônio De Pádua Caraciolo

Gisele Mendes Santiago

Igarassu

Escola Municipal Albin Stahli

Richardson Martins Da Silva

Igarassu

Escola Municipal São Luiz

Eliwelton De Oliveira Dias

Jaboatão Guararapes

Pernambuco - Sec. De Educação

Hadassa Dos Santos Beserra

Jaboatão Guararapes

Escola Mun. Poeta Castro Alves

Hannah Vitória De S. Santos

Joaquim Nabuco

Coronel Alfredo Brandão

Joanny Natália Da Silva

Jurema

Escola Municipal Padre Ibiapina

Allan Matheus O. Da Silva

Limoeiro

Escola Muni. Joao Heraclio Duarte

Felipe Sarino De M.Ferraz

Olinda

Escola Argentina Castello Branco

João Paulo Malaquias Da Silva

Olinda

Escola Cônego Jonas Taurino

Rubens Ravelle Silva

Olinda

Escola Estadual Mere Guillemin

Hellen Karoline P.a Da Silva

Primavera

Escola Municipal Santo Antônio

Quilma Alexandre De Souza

Recife

Colégio Militar Do Recife

Larissa De Sousa Oliveira

Recife

Escola Aníbal Fernandes

Giulian S. De Lima Regis

Recife

Escola Carlos A.G. De Almeida

Paulo Sérgio F. De L. Júnior

Recife

Escola Municipal Dom Bosco

Alison Silva De Paula

São Bento Do Una

Escola Mun. Osvaldo Celso Maciel

José Márcio Da Rocha Souza

São José Do Egito

Escola Municipal Naná Patriota

Amanda Soares De Lima

São José Do Egito

Escola Oliveira Lima

Iara Silva Nunes

Serra Talhada

Escola Irnero Ignacio

Brenda Laynara Dos S. Melo

Profª Marlene Lima

terça-feira, 23 de setembro de 2008

CULTURA DE PERNAMBUCO

Em 2008 Feira de Conhecimento e Artes terá a importante finalidade de oferecer aos nossos alunos oportunidade de explorar e conhecer, baseado no tema, os elementos artístico/cultural, das regiões e cidades do nosso Estados, com ênfase para temas como: comidas típicas, folclore, literatura, danças, artes plástica, bonecos gigantes e toda a musicalidade de Pernambuco retratadas através de amostras de Frevo, Maracatu, Coco, Ciranda, Caboclinhos e Forró Pé de Serra, entre tantos outros elementos de nossa cultura, a exemplo de:

MAMULENGO /

Nome dos teatrinhos de fantoches introduzidos em Pernambuco ainda no século XVI. Foi inspirado no catolicismo alegórico da Idade Média. As peças apresentadas, embora obedecendo a um roteiro, são quase sempre improvisadas, representando uma resposta à reação dos expectadores. O mamulengo aparece em várias festas populares do ano ou faz a festa com as suas peças ligeiras, vivas e irônicas. ACORDA POVO / BANDEIRA DE SÃO JOÃO/ Acorda Povo” é uma tradicional procissão, com danças e cânticos, às vezes profanos, que conduz a bandeira de São João Batista ao som de zabumbas e ganzás. Seu inicio é quase sempre a partir de zero hora e vai até o dia clarear. BACAMARTEIROS / Tradição que tem origem na guerra do Paraguai. Consiste na reunião de atiradores de bacamarte sob a direção geral de um comandante, dividido em batalhões e que durante os festejos juninos e natalinos deflagram grandes descargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros. São acompanhados por bandas de pífanos ou zabumbas, num ritual místico de grande efeito pictórico. XAXADO/ O xaxado, nasceu no Sertão Pernambucano. Dança-se em fila indiana, um atrás do outro, sem volteio, avançando o pé direito, fazendo de três a quatro movimentos laterais e puxando o esquerdo, num rápido e deslizado sapateado. Tem letra agressiva e música simples, com acompanhamento de zabumbas, pífanos, triângulos e sanfonas. MARACATU / O maracatu cujo o desfile evoca os cortejos dos soberanos negros é chamado de “nação africana”, urbano ou de “baque virado” e é uma exclusividade do carnaval pernambucano. A dança evoca o banzo africano em terras estranhas; é bamboleante, imitando o movimento do mar. A orquestra que acompanha o cortejo é formada por taróis, bombos, zabumba, ganguês e ganzás. Existem, ainda, os chamados maracatus rurais de orquestra ou de ‘baque solto. BANDA DE PÍFANO / A Banda de Pífanos é um conjunto de instrumentos de percussão e sopro. Apresenta-se tradicionalmente nas festas de ruas e nas cerimônias religiosas. É conhecida como cabaçal ou zabumba. BLOCOS / São agremiações carnavalescas, formadas por rapazes e moças de determinado bairro, que desfilam à noite, dançando e cantando suas músicas ( frevo – canção e marcha de bloco ) ao som de uma orquestra de “pau e corda”, com fantasias luxuosas. Quase sempre há um enredo que lembra certo episódio histórico. BOI DE CARNAVAL / Conjunto de “bichos” do bumba-meu-boi ou dos entremeios do reisado que se desligam do auto do boi, durante o Carnaval para brincar na rua. Geralmente saem “Boi”, “Burra”, “Babau”, “Ema”, “Mateus” e outros palhaços com porta estandartes, cordão feminino e orquestra de gonguê, bombo, surdo, etc. BUMBA - MEU - BOI / O Bumba- Meu- Boi é um dos espetáculos populares nordestinos. É praticado em arena, onde o público em pé forma a roda e vai se fechando em torno dos intérpretes no qual os papéis femininos são desempenhados por homens vestidos de mulher com uma orquestra composta de zabumba, ganzá e pandeiro. QUADRILHAS / Manifestação folclórica típica do ciclo junino. Dança-se em pares formando duas alas. O primeiro par de cada ala representa o guia, aquele que deve orientar os demais. Enquanto isso, o marcador vai anunciando os passos (cuja terminologia básica teve origem nos salões aristocráticos da França), em geral a o número de 30. Ao som de conjuntos regionais música da época, os participantes dessa manifestação, vestido em “trajes matutos”, enchem de alegria e beleza as noites pernambucanas. REISADOS / Auto natalino, fusão de cenas e cantos de reis com as congadas. Sincretismo também com o próprio bumba-meu-boi, que o admite como um dos seus entremeios. Seus personagens (reis, rainhas, embaxatriz, príncipe, vassalos, etc.)dançando, cantando e dialogando, apresentam os mais garridos trajes – saiotes e capas de cetim, guarda-peito e chapéu com enfeites de espelhos, vidrilhos lantejoulas, perólas muídas e fitas coloridas. CABOCLINHOS / É um dos mais antigos bailados populares do Brasil. Nele está bastante evidente a origem de influência indígena. A indumentária consiste em tanga e cocar de penas de aves. Os componentes carregam arco e flecha, que servem não apenas como elementos de caracterização do índio, mas também para marcar o ritmo da música tirada por um terno: pífanos, ganzá e caixa-surdo. CAVALHADA A cavalhada é uma reminiscência dos torneios da Idade Média. Como folguedo popular, a cavalhada é um torneio equestre onde os cavaleiros procuram demonstrar sua habilidade. Começa com manobras em círculos, rodopios e outros figurados. Depois tem lugar a manobra de guerra e jogo de argollinhas] COCO / Quando apareceu, era dançado em roda formada com pares, na cadência de cantos especiais. Os dançarinos, cantando, trocavam umbigadas com o seu par e a moça do par vizinho, em movimentos sincronizados. CIRANDA / É uma dança rodada distinta das “cirandinhas infantis”. Distinta pelos “cirandeiros” (que são adultos), pelo repertório poético – musical; pelo instrumental obrigatório, que acompanha a roda ondulante dos cirandeiros que se enlaçam alternadamente; distinta ainda pelo local que escolhe, em geral afastado dos aglomerados urbanos, e se realizando pela noite a dentro; ou ainda, pela presença do Mestre Cirandeiro, a quem cabe “tirar as cantigas” (cirandas), improvisar versos e presidir a festa. FANDANGO / O fandango é um espetáculo popular que soma romance, dança, musica, anedotas, ditos, lendas e orações. A brincadeira desenvolve-se em um tablado armado no pátio alegórico, às vezes, à beira- mar. A duração é de toda uma noite. Os atores vestem-se de branco como marinheiros. Cantam, dançam e gritam ao som de instrumentos de corda, fazendo percurssão com um sapateado próprio. VIOLEIRO / O violeiro nordestino constitui um tipo especial, que tem alguma diferença do cantador de viola do resto do País. De viola em punho ou responde o desafio ou canta estórias ou, simplesmente, os acontecimentos do dia estendendo sua opinião ou interpretando os fatos a seu modo, enquanto fabrica suas rimas. CLUBES DE RUAS / O clube de rua é a mais representativa agremiação carnavalesca. Dele fazem parte o baliza, ou mestre de cerimônia; o estandarte, tão sagrado na vida de um clube quanto a bandeira de um regimento; em seguida, a “onda”, grande corrente humana que retrata o prestígio de determinado clube; a fanfarra conjunto musical de metais e clarins; e, fechando o cortejo, o “cordão”, grupo de sócios do clube, realizando manobras pitorescamente vestidos. TROÇAS / As troças são clubes que desfilam durante o dia. Sua organização é idêntica a do clube de frevo, apenas apresentando menos figuras e luxo – é mais rústica. Também sua orquestra é similar a do clube de frevo, embora o número de instrumentos musicais seja mais reduzido. VAQUEJADA / A vaquejada é o folguedo de derrubada do gado, indo o vaqueiro à cavalo. Correm sempre dois cavaleiros para conservar o animal em determinada direção. Emparelhado o cavaleiro com o novilho, aproximado o cavalo, o vaqueiro segura a calda do animal dando um forte puxão e afastando o cavalo. Desequilibrado o touro cai espetacularmente. A vaquejada é festa popularíssima no Nordeste. URSO DE CARNAVAL / Conjunto cujas figuras centrais são o “Urso” (homem trajando máscara de urso e macacão de estopa), o Domador ou “Italiano” é o “Caçador”. Geralmente acompanhados por balizas, estandarte, orquestra (formada por sanfona, triângulo, bombo, pandeiro, etc.), malabarista, etc. F R E V O / O Berço do frevo é o Estado de Pernambuco. É uma dança de multidão onde possui uma coreografia: se abaixando e se levantando, pulando de um lado para o outro, porém não há disciplina a seguir podendo o passista ser criativo. MALHAÇÃO DO JUDAS / Os Judas são os bonecos de pano que ficam pendurados em postes e portais para serem estipardos e queimados ao amanhecer do Sábado de Aleluia. Originalmente, a cena representa o castigo ao apóstolo traidor. EXCELÊNCIA OU INCELÊNCIA / É um canto entoado a cabeça dos moribundos ou mortos. Acredita-se que a excelência tem o poder de despertar no moribundo o horror do pecado, incitando-o ao arrependimento. É cantada sem acompanhamento instrumental, em uníssono, em série de 12 versos. DANÇA DE SÃO GONÇALO Há um altar e nele São Gonçalo. Diante do altar, duas filas de dançarinos, cada um com um guia e um contraguia. Dá-se o revezamento dos extremos das filas e começam os movimentos em semi-círculo. Os dançarinos saltitam compenetrados, em busca da melhor harmonia coreográfica. Com métricas quebradas que sucedem, a dança se estende a n

sábado, 20 de setembro de 2008

VI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Professores do Argentina marcam presença no VI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, cujo tema gerador foi “EDUCAÇÃO Caminho para CIDADANIA.

Com a filosofia de acreditar na educação enquanto direito humano, com padrões de qualidade que possibilitem transformar todas as pessoas em cidadãos e cidadãs, os organizadores, criaram espaços (Conferçências, Minicursos, Mesas-redondas, Salão de Tecnologia etc), privilegiado de conhecimentos, debates e aprendizagem, dirigidos a profissionais comprometidos em criar alternativas para a educação libertadora.

Ilustres educadores do Brasil e do mundo socializaram seus conhecimentos e experiências,

para ajudar a todos os participantes contruir um novo cenário educacional em nosso país.

Após a abertura oficial proferida pelo presidente do sistema Fecomércio/Senac/Sesc, Sr. Josias Albuquerque, diga-se de passagem meu ex-diretor, quando estudante do GIGA(Ginásio Industrial Guedes Alcoforado) e do Sr Secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral, fomos agraciados pela conferência do Sr. Roberto Carlos Ramos, o “contador de história”, que abriu o congresso com uma bela história de cidadania pela educação.

O ex-interno da Febem e pedagogo, deu um show na sua palestra que ensina “a arte de construir cidadãos”. Mestre em Educação e considerado um “caso irrecuperável” pela Febem, ele mostrou que apesar de desacreditado pela sociedade, bastou a crença e as palavras de uma educadora francesa para mudar o destino do jovem que roubava nas ruas de Belo Horizonte. Exper na arte de contar histórias, ele conseguiu contagiar a todos e arrancar risos em relatosdignos de choro, enfatizando sempre que acredita e comprova através de sua experiência, que o verdadeiro caminho para vencer na vida é através da educação.

Na seqüência, a Conferência “Educação, Segurança e Cidadania: a expériência de Bogotá” proferida pelo Dr. Hugo Acero-Colômbia (Ex-secretário de Seg. Pública de Bogotá), em mesa redonda com a Dra. Nohemy Arias – Colômbia (Secretária Geral do Ministério da Educação da Colômbia), que juntos defenderam a Educação como saída para o crescimento de um país e para conscientização da cidadania da população. Na ocasião, foram mostrados meios utilizados para reduzir a violência nas áresa mais carentes da cidade, através do investimento na educação e nas políticas públicas, foram alguns dos tópicos abordados.

A qualidade e a eqüidade nos processos de formação profissional foi o tema de uma das conferência realizada na tarde do dia 18/09. Inicialmente, foi proferida palestra pela coodenadora técnica do Programa de Formação Profissional de Mulheres da América Latina (Cinterfor/OIT), a uruguaia Sara Silveira. alertou os congrassistas sobre qual seria o consenso mundial para conseguir as metras de desenvolvimento do milênio que visam a geração de “trabalho descente” para todos, com base numa formação profissional adequada, sem distinção de gênero e raça.

Dando proseguimento, a educação voltada para a formação cidadã, foi o que abordou a conferencia “Educar para a Cidadania: das frases feitas à prática pedagógica”, ministrada pela especialista em Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo (USP), Guiomar Namo de Melo, que propôs aos congressistas refletirem os caminhos que levam à formação do cidadão, esclarecendo, em seguida, os conceitos de cidadania e qual a sua relação com a educação. Para Guiomar “ninguem precisa ir à escola para obter cidadania, mas tem que passar por ela para ser um cidadão” e que “não só as disciplinas escolares são importantes na formação do cidadão, mas também o dia-a-dia na escola deve ser um exemplo ao aluno que se deseja formar como cidadão consciente de seus direitos e responsabilidades”.

No terceiro dia do congresso, alem de micursos e palestras, tivemos as conferências “Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva”, proferida pelo Dr. Vitor da Fonseca (Portugal) e “Professor, acredite em você”, ministrada pelo Ms. Hamilton Werneck do Rio de Janeiro, que fechou com chave de ouro os temas mais relevantes a que se propós o Congresso.

Profª Marlene Lima

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ORAÇÃO DA SEMANA

Obrigado meu Deus por mais uma semana de aula, cujo objetivo, deveras, foi alcançado. Sabemos, Senhor, que não é fácil lidar com a aprendizagem, mas também sabemos que, quando Vossa presença está inserida em nosso meio, o asfalto quente, da sala de aula, transforma-se em saboroso manar. Olho para mim, e me vejo pequeno para o que faço: mediar a aprendizagem; ao mesmo tempo olho outra vez, e me vejo banhando-me nas águas brumosas que extravasa o meio comum da aprendizagem. Sabe, Senhor, muitas vezes não é fácil. O equilíbrio vai embora. As dinâmicas pedem passagem. A razão aperta a minha mão sem calor, fria, taciturna e raivosa; mas, a paciência bate à porta e diz:

Sempre estarei contigo!

Por isso, nós agradecemos pela Semana que passou, porque sabemos que o passado é para ser refletido, e também, porque o passado nos joga para o futuro e nos faz ser fiel ao presente

Prof. Almir Gomes

domingo, 14 de setembro de 2008

Primavera e Juventude

A Primavera iniciará às 12h44 do dia 22 de setembro de 2008. No Brasil, a chegada da primavera ocasiona uma mudança no regime de chuvas e temperaturas. A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.

Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão e sucede o inverno.

Como a juventude é a mais bela fase da vida, a primavera, é considerada a mais linda das estações do ano. É o tempo em que a natureza se enche de verde, de flores, de cantos dos pássaros, dos jardins floridos.

A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna, ou seja, é a vida se manifestando em atividade plena. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir.

Os insetos, como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca do néctar que as flores possuem...

A primavera é como a juventude: ela inspira esperança e amor, otimismo e beleza, alegria e sentimento de ternura, de paixão, de cores...

Primavera é juventude! Juventude de sonhos, de flores, de perfumes de vida!... A primavera é a renovação da natureza, é o reinício de novas esperanças, após o inverno de frio.

A juventude também é a esperança viva de um país, é a alegria , é o símbolo do futuro, é a segurança da cultura de um povo.

Como a primavera, que contribui para garantir o ciclo da vida da fauna e da flora, é o jovem, que amanhã garantirá o sucesso de uma Pátria, de sua educação, de sua moral, de sua política, de seu civismo.

Vamos JUVENTUDE, viver a PRIMAVERA!...

Texto: Profª Marlene Lima

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SELETIVA SOLETRANDO 2008

MUITO BOM!!!

Quando nós pensamos que já encaramos tudo na nossa vida aparece a surpresa: tem mais alguma coisa!

No dia 15 de Agosto de 2008 (sexta-feira) fizemos na Escola Argentina Castello Branco a seletiva do Soletrando. Neste ano o número de inscrições triplicou levando em consideração o número de inscritos: no ano passado inscreveram-se 18 pessoas e 12 participaram; neste ano 52 pessoas se inscreveram e 24 participaram.

A seletiva foi organizada pelas professoras Marlene Alves e Izaelma Tavares e realizada de acordo com o regulamento do quadro do programa Caldeirão do Huck – Rede Globo. Os alunos podiam pedir o auxílio dos jurados, professores de Língua Portuguesa, Bruno Ricardo e Eliete Lucena.

Na medida em que os alunos acertavam, passavam de etapa e mudavam de nível. Na primeira, foi feita uma triagem e os alunos se organizaram em 8 grupos de 3. Na segunda etapa ficaram os representantes dos grupos anteriores, ou seja, uma pessoa de cada grupo. Na terceira dividiu-se em duas equipes permitindo que apenas 4 ficassem na final.

De fato, as crianças mandaram ver. As palavras, para eles, era como mel para as abelhas; açúcar para as formigas. Em último momento a palavra que foi pedida para ser soletrada foi: INCONSTITUCIONALIDADE. Mas, João Paulo Malaquias da Silva, 5ª Série A desta escola, com muito equilíbrio e força de vontade, sem pestanejar soletrou I-N-C-O-N-S-T-I-T-U-C-I-O-N-A-L-I-D-A-D-E....ufa!. Todos foram muito bem. Mas, só um poderia ser o vencedor. Parabéns João Paulo!! A todos os outros que participaram gostaríamos de incentivar e dizer que próximo ano tem mais! Aos que não participaram, inscrevam-se. Não percam a oportunidade de aprender mais sobre o uso da Língua Portuguesa!

Texto do Profº Bruno Luna