sexta-feira, 16 de maio de 2008

AGIR, A RECEITA PARA MELHORIA DO PAÍS

Estou cansada de reclamar por justiça e todos me virarem as costas. De vivenciar o comodismo de alguns brasileiros e a hipocrisia da sociedade. O coração dos seres humanos envenenado de ódio, inveja e profundo egoísmo. Eu, como cidadã brasileira, sinto-me constatemente abalada por notícias dos jornais e da televisão. Tráfico de órgãos em Pernambuco, venda de habeas corpus, venda de drogas na prisão, filha mata os próprios pais, neve de lixo em Pirapora de Bom Jesus... (Todos fatos ocorridos em 2003.) Os índices de violência estão cada vez maiores e vêm crescendo cada vez mais: assaltante mata jovem no Grajaú, com um tiro no coração; PM vende arma para Elias Maluco; bandido usam ônibus para roubar viação 1001. No Caju, sargento assalta uma loja e troca tiros com colegas. Homem bêbado mata quatro em Caxias e ainda esfaqueia um amigo e tenta assassinar o próprio pai. E não se assuste você ler no jornal que o Brasil virou faroeste. Sinceramente, às vezes tenho vontade de sumir. Correr pelo planeta, entrar em órbita, esconder-me no infinito e só chorar e chorar... E apenas as estrelas me ouvirem. Morte, decepções, drogas tomando conta dos nossos jovens. O dinheiro e a ganância já dominaram os corações. A vida pouco vale. O presente é a vioência; o passado, a ilusão; o futuro, a solidão. Não temos segurança nem na escola.... Nem na escola que nos ensina a somar a criatividade, diminuir as dúvidas, multiplicar as amizades, dividir o conhecimento e chegarmos ao resultado: somos uma grande família. Mas não devemos nos conformar nem nos mortificar com esse vexame. Temos que lutar juntos contra essa violência – mundial e local – e essencialmente contra a desigualdade social. Não vamos deixar o Brasil morrer. A união faz a força. Todos nós teremos que expor as nossas opiniões, criticar o governo quando necessário, apreciar, prestigiar quem realmente merece e, principalmente, ajudar quando for preciso. Devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo. E nunca esquecendo que: você é responsável pelas suas atitudes. Então, quando você for votar, pense no futuro, no que realmente você está fazendo, não se deixe influenciar por pouca coisa. Não venda o seu voto e nunca se cale diante da injustiça. Isso realmente é ser um verdadeiro cidadão brasileiro de fibra e coragem. E, concluindo, escrever essa redação foi muito difícil, poeque eu pensava: para que me preocupar com o Brasil se um dia eu vou morrer e não vou levar nada ? A não ser meu corpo, que vai ser dirigido por bichos. Até ganhar um livro de uma amiga que dizia assim: !O que é ser um verdadeiro campeão ? Ganhar a apreciação de críticos honetos e suportar a traição dos falsos amigoa. Encontrar o melhor nos outros. Deixar o mundo um pouco melhor engolindo o pessimismo e colocando a ousadia nos lábios e mostrando a todos: tenho orgulho de ser brasileira. Saber que o Brasil respirou com mais facilidade porque você viveu”. Quando li isso, funcionou como bálsamo para minha vida e pude ter a convicção de que a vida se retrai ou se expande na proporção da nossa coragem, que nossos atos falam mais que simples palavras e, principalmente, que há pontos altos na vida de todos nós, e a maioria vem do incentivo de outras pessoas. A miséria não pode assaltar as famílias, a corrupção não arrastará o povo brasileiro para a sarjeta, o desemprego não derrubará de tristeza os vencedores. Enfim, pensemos, voemos alto como águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogam aos pés para ciscar. As águias não desprezam a terra, pois nela encontram alimento. Mas não são feitas para andar na terra, sendo para voar nos céus, medindo-se com os picos das montanhas e com os ventos mais fortes. Hoje, no processo de mundialização homogeizadora, importa darmos asas à águia que se esconde em cada um de nós. Só então encontraremos o equilíbrio e a ousadia de fazer justiça.

Texto de Ruhany.

(Uma colaboração da professora de sociologia Ladyjane)

Nenhum comentário: