domingo, 1 de junho de 2008

Esta foi a MANCHETE veiculada no site da Secretaria de Educação

"GRE Metropolitana Norte promove Fórum de Participação Cidadã"

Assessoria de Imprensa

"A Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte reúne cerca de 500 pessoas, entre gestores, professores, pais e estudantes no I Fórum de Fortalecimento da Participação Cidadã na Gestão Escolar na perspectiva dos Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade. O encontro acontece neste sábado (30), das 8h às 17h, na Escola Áurea de Moura Cavalcanti, em Ouro Preto. Esse encontro é resultado de reuniões e palestras organizadas pela Comissão de Educação em Direitos Humanos, criada pela GRE Metropolitana Norte, em julho de 2007, para fomentar a discussão sobre DH nas 114 escolas da GRE, localizadas nas cidades de Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Abreu e Lima e Araçoiaba. O Fórum propõe o debate de sugestões de enfrentamento e combate à violência, ações de defesa dos princípios da cidadania e do respeito a diversidade, a democratização da gestão escolar, além de possibilitar intercâmbio de experiências pedagógicas com as comunidades escolares. “Vamos transformar as escolas, em espaços de diálogo e construção de práticas de cidadania”, explica o Sinésio Monteiro, gestor da GRE Metropolitana Norte.

Como proposta final, o Fórum deverá sugerir um conjunto de ações. Ações educacionais que expressem a diversidade das nossas comunidades escolares, o fortalecimento dos conselhos escolares e dos grêmios estudantis, o incentivo a realização de fóruns e redes de articulação, criação de mecanismos de participação e controle social sobre as decisões da política educacional. Ao final do evento será apresentada a Declaração de Princípios norteadores da gestão escolar para as escolas da GRE Metropolitana Norte."

E ESTA É A NOSSA MANCHETE A GRE Metropolitano Norte, sai na frente ao implementa, na perspectiva dos Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, para sua GENTE, o
"I FÓRUM DE FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇAO CIDADÃ E GESTÃO ESCOLAR". Parabéns a todos as pessoas, dos mais variados segmentos, que tiveram a oportunidade de participar desse momento ímpar na história dessa GRE, e em especial a toda comissão organizadora (Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade), que não mediu esforço para que o evento se transformasse nesse enorme sucesso. No Fórum, não tinha Técnico, nem Gestor, nem Professor, nem Pai, nem aluno, tinha muita gente, "só gente", todas com um objetivo, definir ações para serem implementadas em pró da melhoria das relações afetivas entre todos. Foi maravilhoso assistir ao envolvimento de todos os segmentos, indistintamente, com igual oportunidade de vez e voz, oferecendo contribuições, e apontando soluções para melhoria das relações e do fortalecimento dessa convivência democrática.

Nenhum comentário: