sábado, 1 de agosto de 2009

Dia 6 de agosto... Senhor Salvador do Mundo, padroeiro de Olinda, é homenageado a partir da terça. Na programação, procissões, missas e novenas...

Foto: Ricardo André Frantz
Olinda comemora a festa do Senhor Salvador do Mundo, padroeiro do município, com nove dias de orações e louvores. O festejo terá início, nesta terça-feira (28), com a tradicional Procissão da Bandeira, que sairá da Paróquia de São José, às 18h. A caminhada segue até a Catedral da Sé (foto), onde acontecerá o novenário. Este ano, a comemoração terá o tema: “Catequese e transfiguração, fontes de amor e salvação”. A festa tem como objetivo proporcionar um clima de oração, espiritualidade e evangelização para os fiéis que participarem do evento. No encerramento da festividade, no dia 6 de agosto (na tradição católica, data da transfiguração de Jesus), haverá uma procissão com a imagem de Jesus Cristo Salvador do Mundo. Com saída da Matriz de São Pedro Mártir, às 16h, o cortejo seguirá em direção a Catedral, onde será realizada a missa de encerramento. No Período de 28 de julho à 06 de agosto de 2009 a Arquidiocese de Olinda e Recife estará, também, festejando o seu Padroeiro "SENHOR SALVADOR DO MUNDO". Segundo a historiadora Marieta Borges, a tradição de celebrar o Senhor Salvador do Mundo, também considerado padroeiro da Arquidiocese de Olinda e Recife, foi retomada em 1979 depois de permanecer por quase cinco décadas no esquecimento. "A festa foi acanhada nos primeiros anos, mas cresceu rapidamente com a adesão das paróquias vizinhas", contou ela, uma das responsáveis pelo reorganização.

A construção de um santuário dedicado ao padroeiro de Olinda, Senhor Salvador do Mundo, revelou a historiadora, foi prevista pelas autoridades eclesiásticas portuguesas antes mesmo do donatário da capitania, Duarte Coelho, desembarcar em Pernambuco. A primeira estrutura erguida, em 1540, era de taipa e madeira. Quarenta e quatro anos depois, teve início a construção de uma nova igreja que sofreu danos e serviu de templo protestante durante a invasão holandesa (1630/1654). Reconstruída em 1676, o santuário foi elevado à sede do bispado em 1714, ganhando o título de Catedral da Sé.

ABRE E FECHA - O dia 6 de agosto é, oficialmente, feriado em Olinda desde agosto de 1990. Por conta disso, os serviços públicos não funcionarão hoje, sendo exceção os postos municipais de saúde 24 horas. O comércio e a indústria local também não abrem nesta quarta-feira, enquanto postos de gasolina, farmácias, açougues, mercados públicos, bares, restaurantes e casas de diversão têm o funcionamento facultativo.

POSTAGEM: Profª Marlene Lima

Nenhum comentário: