quarta-feira, 5 de novembro de 2008

8ª FeCArt Caboclinho

Sábado, dia 1º de novembro de 2008, a Escola Argentina Castello Branco vivenciou a 8ª FeCArt com tema gerador “Universo Cultural de Pernambuco”, com 43 trabalhos escolhidos pelos alunos.

Na feira foi vivenciado o processo de construção da identidade cultural de Pernambuco, reconhecendo a importância da história dos povos indígenas e afro-brasileiros e sua contribuição na formação da nossa diversidade cultural.

O resgate através da música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, mamulengo, brinquedos populares, xilogravuras etc nas mais variadas expressões populares como frevo, o caboclinho, o maracatu, côco, forró, xote, xaxado, baião, pastoril, troças carnavalescas etc foi vivenciado durante todo o dia.

Grandes “leões do norte”, não foram esquecidos: Vitalino, Paulo Freire, Lenine, Capiba, Alceu Valença, Brennand, Selma do Côco e outros. Foi feita homenagem especial nas apresentações culturais a Jessier Quirino, Mestre Salustiano, Solano Trindade, Ariano Suassuna, Ana das Carrancas e Luiz Gonzaga.

TEXTO: Profª Maria José Wanderley

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Manhã - Abertura da Feira

  1. Frevo – Apresentado pelos alunos do 1º ano e Beto professor de dança da comunidade.

Tarde - Encerramento

  1. Participação do Grupo de Maracatu Estrela de Olinda do bairro de Guadalupe.

  1. Caboclinhos – Som dos caboclinhos (Tribo Tupã) apresentado pela equipe Comando Feminino da 5ª série B

  1. Mestre Salustiano: Homenagem prestada pela equipe Rabeca da 8ª série B.

  1. Pastoril: Equipe Paz e Amor da 6ª série A

  1. Baião: Apresentada a música “Vem Morena” de Luiz Gonzaga pela equipe Os Nordestinos dos 2º’s Anos A e B.
  1. A Literatura de Cordel: Apresentação da embolada “Futebol no Inferno” de Caju e Castanha, e uma belíssima paródia desta, criada pelos alunos do 3º’s anos A e B para homenagear à feira. O poema teve como título “A Melhor Feira de Olinda”
  1. Xaxado: “Óia eu aqui de novo” de Luiz Gonzaga apresentado pelas equipes os cangaceiros do 1º ano A.

  1. Homenagem a Solano Trindade e Ariano Suassuna apresentada pelo ex-aluno Albercley acompanhada pela música “Madeira que Cupim não Rói”
  1. Homenagem a Jessier Quirino - texto interpretado pelo aluno Paulo da equipe paisagens do interior 6ª série.
  1. A Solução do Mundo – 1º lugar no Festival de Música COEP, apresentada por Alef Ribeiro da 8ª série B e Caroline Tayanne da 8ª série A

Postagem: Profª Marlene Lima

Nenhum comentário: