sábado, 20 de setembro de 2008

VI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Professores do Argentina marcam presença no VI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, cujo tema gerador foi “EDUCAÇÃO Caminho para CIDADANIA.

Com a filosofia de acreditar na educação enquanto direito humano, com padrões de qualidade que possibilitem transformar todas as pessoas em cidadãos e cidadãs, os organizadores, criaram espaços (Conferçências, Minicursos, Mesas-redondas, Salão de Tecnologia etc), privilegiado de conhecimentos, debates e aprendizagem, dirigidos a profissionais comprometidos em criar alternativas para a educação libertadora.

Ilustres educadores do Brasil e do mundo socializaram seus conhecimentos e experiências,

para ajudar a todos os participantes contruir um novo cenário educacional em nosso país.

Após a abertura oficial proferida pelo presidente do sistema Fecomércio/Senac/Sesc, Sr. Josias Albuquerque, diga-se de passagem meu ex-diretor, quando estudante do GIGA(Ginásio Industrial Guedes Alcoforado) e do Sr Secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral, fomos agraciados pela conferência do Sr. Roberto Carlos Ramos, o “contador de história”, que abriu o congresso com uma bela história de cidadania pela educação.

O ex-interno da Febem e pedagogo, deu um show na sua palestra que ensina “a arte de construir cidadãos”. Mestre em Educação e considerado um “caso irrecuperável” pela Febem, ele mostrou que apesar de desacreditado pela sociedade, bastou a crença e as palavras de uma educadora francesa para mudar o destino do jovem que roubava nas ruas de Belo Horizonte. Exper na arte de contar histórias, ele conseguiu contagiar a todos e arrancar risos em relatosdignos de choro, enfatizando sempre que acredita e comprova através de sua experiência, que o verdadeiro caminho para vencer na vida é através da educação.

Na seqüência, a Conferência “Educação, Segurança e Cidadania: a expériência de Bogotá” proferida pelo Dr. Hugo Acero-Colômbia (Ex-secretário de Seg. Pública de Bogotá), em mesa redonda com a Dra. Nohemy Arias – Colômbia (Secretária Geral do Ministério da Educação da Colômbia), que juntos defenderam a Educação como saída para o crescimento de um país e para conscientização da cidadania da população. Na ocasião, foram mostrados meios utilizados para reduzir a violência nas áresa mais carentes da cidade, através do investimento na educação e nas políticas públicas, foram alguns dos tópicos abordados.

A qualidade e a eqüidade nos processos de formação profissional foi o tema de uma das conferência realizada na tarde do dia 18/09. Inicialmente, foi proferida palestra pela coodenadora técnica do Programa de Formação Profissional de Mulheres da América Latina (Cinterfor/OIT), a uruguaia Sara Silveira. alertou os congrassistas sobre qual seria o consenso mundial para conseguir as metras de desenvolvimento do milênio que visam a geração de “trabalho descente” para todos, com base numa formação profissional adequada, sem distinção de gênero e raça.

Dando proseguimento, a educação voltada para a formação cidadã, foi o que abordou a conferencia “Educar para a Cidadania: das frases feitas à prática pedagógica”, ministrada pela especialista em Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo (USP), Guiomar Namo de Melo, que propôs aos congressistas refletirem os caminhos que levam à formação do cidadão, esclarecendo, em seguida, os conceitos de cidadania e qual a sua relação com a educação. Para Guiomar “ninguem precisa ir à escola para obter cidadania, mas tem que passar por ela para ser um cidadão” e que “não só as disciplinas escolares são importantes na formação do cidadão, mas também o dia-a-dia na escola deve ser um exemplo ao aluno que se deseja formar como cidadão consciente de seus direitos e responsabilidades”.

No terceiro dia do congresso, alem de micursos e palestras, tivemos as conferências “Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva”, proferida pelo Dr. Vitor da Fonseca (Portugal) e “Professor, acredite em você”, ministrada pelo Ms. Hamilton Werneck do Rio de Janeiro, que fechou com chave de ouro os temas mais relevantes a que se propós o Congresso.

Profª Marlene Lima

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